BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MAIORES EPIDEMIAS DA HISTÓRIA


PESTE NEGRA (SÉC. XIV)


História – A peste bubônica ganhou o nome de peste negra por causa da pior epidemia que atingiu a Europa, no século 14. Ela foi sendo combatida à medida que se melhorou a higiene e o saneamento das cidades, diminuindo a população de ratos urbanos.
Contaminação – Causada pela bactéria Yersinia pestis, comum em roedores como o rato. É transmitida para o homem pela pulga desses animais contaminados.
Sintomas – Inflamação dos gânglios linfáticos, seguida de tremedeiras, dores localizadas, apatia, vertigem e febre alta.
Tratamento – À base de antibióticos. Sem tratame
nto, mata em 60% dos casos 50 milhões de mortos (Europa e Ásia) - 1333 a 1351.






GRIPE ESPANHOLA (1918-1919)


História – O vírus Influenza é um dos maiores carrascos da humanidade. A mais grave epidemia foi batizada de gripe espanhola, embora tenha feito vítimas no mundo todo. No Brasil, matou o presidente Rodrigues Alves.
Contaminação – Propaga-se pelo ar, por meio de gotículas de saliva e espirros.
Sintomas – Fortes dores de cabeça e no corpo, calafrios e inchaço dos pulmões.
Tratamento – O vírus está em permanente mutação, por isso o homem nunca está imune. As vacinas antigripais previnem a contaminação com formas já conhecidas do vírus.
20 milhões de mortos - 1918 a 1919.






Gripe Espanhola

Fontes acima: http://super.abril.com.br/saude/grandes-epidemias-ao-longo-historia-445155.shtm



GRIPE SUÍNA (2009 - ...)

História – Doença causada por uma variação do vírus Influenza A (H1N1). Sengundo informações o surgimento do vírus se deu em função de uma mutação do vírus de porcos contaminados com humanos. O que acarretou em uma pandemia. Ainda há muitas dúvidas a serem sanadas sobre este vírus, o que se sabe é que teoricamente o primeiro caso ocorreu no México, que contágio pode ser direito - em contato com um portador do vírus - ou indiretamente - através de contato com objetos que possuam o vírus, visto que ele permanece vivo por até 10 horas fora do corpo humano - e que ele pode ser letal, independente da pessoa contaminada ser sádia ou não. Hoje só no Brasil, segundo a mídia local já faleceram aproximadamente 384 (Vale lembrar que este número é relacionado a exames em laboratório! Ou seja, o número pode ser muito maior).





Mapa com informações até dia 02/09/09


O que é uma Pandemia?

Uma pandemia (do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é umaepidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.

Policiais vestindo máscaras cirúrgicas feitas pela Cruz Vermelha em Seattle, durante a pandemia de 1918.



0 comentários: